SimTec 25 anos: histórias, conquistas e desafios profissionais

8º Simtec - 25 anos

O Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec) nasceu em 1997, por iniciativa de um grupo de funcionários que procurou a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) com a proposta de realizar um evento, em formato acadêmico, onde os profissionais, principalmente os técnicos de laboratório, pudessem expor os seus trabalhos com o objetivo de evidenciar a participação deles no esforço da Unicamp para cumprir seu papel no ensino, pesquisa e extensão.

Foi designado um Grupo de Trabalho que propôs o evento. A primeira edição contou com a participação de 115 inscritos. O evento sofreu descontinuidade.

Na gestão do Professor Brito, reitor, com o Professor Tadeu, coordenador geral, o evento foi retomado através do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), em 2008. Houve aproximadamente 1.500 inscritos.

O Simtec, pioneiro em seu formato, inspirou outras universidades públicas a realizarem eventos semelhantes. Caso da Federal do Paraná e Federal do Rio de Janeiro.

Como foi cada vez mais incorporando o formato acadêmico nas apresentações, na programação, em publicações, passou a ter em sua estrutura de organização o trabalho específico de uma comissão científica.

Em 2011 houve a organização de evento similar, denominado Congresso de Profissionais das Universidades Estaduais Paulistas (Conpuesp), em realização conjunta com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

As edições seguintes de 2010, 2012, 2014 e 2016 foram aprimorando e inserindo cada vez mais o Simtec na agenda da Unicamp.

Na edição de 2019 o evento passou a ser organizado pela Escola de Educação Corporativa (Educorp).

Os desafios de agora são o evento em tempos de retomada e os encaminhamentos à realização de um 2º Conpuesp em 2023.